É uma das mais comuns, entre as cirurgias plásticas, sendo indicada para melhorar o aspecto estético das mamas, atingindo um tamanho de mama proporcional ao seu corpo, para o tratamento profilático de certas doenças e na prevenção de problemas associados aos seios muito grandes. A cirurgia de Mastopexia dá-se quando a paciente deseja reposicionar a mama, retirando o excedente de pele sem grandes reduções, podendo inclusive aumentar seu volume com a utilização de próteses de silicone.
Indicação
A redução de mamas é indicada nos seguintes casos:
- Para pacientes que possuem as mamas hipertrofiadas (grandes).
- Para pacientes que apresentam ptose nas mamas (queda mamária).
A mastopexia é indicada nos seguintes casos:
- Para pacientes que apresentam ptose nas mamas (queda mamária).
- Para pacientes de desejam aumento de mama associado a retirada de pele.
A Cirurgia
A Mamoplastia redutora ou a mastopexia geralmente tem duração média de 3 horas e são realizadas sob anestesia peridural com sedação venosa. Na maioria das vezes a paciente recebe alta no mesmo dia.
As mamas são incisadas removendo ou reposicionando os tecidos mamários. Posteriormente, são dados pontos de sustentação e modelagem às mamas. Por fim é feito o fechamento por planos dos tecidos com pontos que serão removidos no retorno da paciente ao consultório.
As cicatrizes variam de acordo com o tamanho das mamas a serem reduzidas e podem ter o formato de “L” ou “T” invertido, e também podem ser periareolar (em torno da aréola do seio). Cada técnica tem sua indicação apropriada e para alcançar forma e tamanho desejado será escolhida a técnica que possibilitará as melhores e menores cicatrizes possíveis em cada caso.
Pós-Cirúrgico
A recuperação leva em média 15 dias. E o uso do sutiã cirúrgico é obrigatório e ininterrupto por pelo menos 30 dias.