RITIDOPLASTIA (FACE)

Quando as pessoas envelhecem, os músculos faciais começam a perder a rigidez e tonificação, causando o estiramento da pele, flacidez, entre outros, levando ao aparecimento de muitas rugas nas linhas da testa, nas laterais dos olhos (pés de galinha), no queixo e em volta dos lábios. Além da idade, estas rugas também podem estar relacionadas com fatores hereditários ou exposição prolongada ao sol, que acelera todo o processo de envelhecimento. Nenhum programa de tratamento cosmético é tão completo em bons resultados como a ritidoplastia, que é a terceira cirurgia plástica mais popular em todo o mundo.

Indicação:

É indicado para pacientes que apresentam presença de rugas, flacidez e excesso de pele na face.

A cirurgia:

A cirurgia de face tem duração média de 5 horas. A anestesia utilizada é a local com sedação. Na maioria das vezes os pacientes recebem alta um dia após a cirurgia.

As incisões localizam-se no couro cabeludo e pequena porção na parte anterior da orelha, subindo em direção ao couro cabeludo. Todas as estruturas da face são reposicionadas removendo-se os excessos de pele. Este procedimento retarda visualmente o processo de envelhecimento facial, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo.

Métodos associados:

  • Minilifting de face: é uma cirurgia indicada para pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele na face nos graus leve a moderado. Visa, através da retirada do excedente de pele, corrigir a flacidez facial, atenuando as rugas estáticas, melhorando o contorno facial e proporcionando assim o rejuvenescimento.
  • Lifting Frontal: Esta intervenção é efetuada para melhorar a aparência envelhecida da testa (região frontal) e ao redor dos olhos, conseguindo-se obter uma aparência mais jovem e menos cansada. Atualmente é possível fazer esta intervenção , na maioria das situações, por via de endoscopia, utilizando apenas 3 a 5 pequenas incisões (1 a 2 cm) nas regiões frontal e temporal, no couro cabeludo, próximas à linha de implantação do cabelo. As estruturas profundas são tratadas, e os músculos e ligamentos são seccionados e /ou reposicionados.
  • Lifting de pescoço: O lifting de pescoço é indicado para pessoas que apresentam apenas flacidez muscular no pescoço sem excesso de pele no local e sem flacidez no rosto. Durante a cirurgia de lifting de pescoço, é feita uma pequena incisão abaixo do queixo, apertando as bandas musculares e se necessário remove-se a gordura localizada. Se você optar por lifting de pescoço, limite suas expectativas. O lifting de pescoço não oferece o mesmo grau de melhoria que o lifting facial padrão pode oferecer porque o procedimento cirúrgico é executado através de uma única incisão abaixo do queixo e não serve para remover o excesso pele.

Pós-cirúrgico:

O tempo de recuperação estimado é de 15 dias. É recomendado o uso de filtro solar (FPS 30 ou mais), repassado a cada 3 horas, rigorosamente por 2 meses.

Também é recomendado sessões de massagem facial e linfática durante os primeiros 2 meses, para acelerar a regressão do edema.