RINOPLASTIA

Rinoplastia (plástica de nariz), é possivelmente a cirurgia plástica mais comum em todo mundo. Ela pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz do paciente, mudar o formato da ponta e a forma do abaulamento do dorso do nariz, e corrigir o indesejado “nariz torto”. A rinoplastia traz muitas vantagens para o seu bem-estar, assim como qualquer cirurgia plástica estética. Um nariz belo fará você se sentir melhor, e consequentemente, mais autoconfiante.

Indicação:

A rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular “carne esponjosa”, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite.

A cirurgia:

A cirurgia dura em torno de 4 horas, e é realizada com anestesia geral. Os pacientes tem alta no mesmo dia.

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal).

Na técnica aberta, é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. É mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz.

Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. Nessa técnica há algumas vantagens, como o procedimento ser um pouco mais ágil, o resultado final proporcionar ao nariz uma consistência mais natural, a recuperação mais rápida do que na cirurgia aberta e não ficar nenhuma cicatriz aparente.

Há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local. Para a diminuição do tamanho do nariz, na qual são retiradas partes da cartilagem e/ou é realizada a raspagem e o lixamento do osso.

A fratura do osso nasal é realizada apenas em casos específicos, avaliada previamente durante o exame físico, no intuito de diminuir o “ossinho” do nariz, e ainda a base alargada. Nesses casos, respectivamente, a fratura é feita para compensar a raspagem óssea, que diminui a massa óssea, estimulando a formação óssea do local, e para afinar o nariz de pessoas que tem a base muito larga. Quem sofreu alguma fratura prévia, que deixou o nariz torto, também pode precisar da fratura nasal para ajustá-lo.

Pós-cirúrgico:

Após a rinoplastia o tempo de recuperação estimado é de 7 dias, e é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, evitando o aparecimento de manchas, principalmente se houver cicatrizes visíveis.