Otoplastia 2018-05-23T20:13:45+00:00

Otoplastia

A cirurgia responsável pela correção de deformidades nas orelhas, desde o nascimento, conhecida como orelhas em abano, é a otoplastia. Essa é uma característica está presente entre 2 a 5% da população mundial. E a partir dos 5 anos de idade já é possível fazer a cirurgia.

Indicação

Todo o procedimento dura em torno de 2 horas e a anestesia aplicada é a local com sedação. Os pacientes são liberados no mesmo dia.

A orelha de abano não possui as reentrâncias e saliências características das orelhas comuns. Esse formato atípico faz com ela fique aberta, como se tivesse sido esticada. Para fechar a extremidade, faz-se um corte vertical atrás dela e a pele é descolada. Em seguida, a orelha é modelada desenhando as reentrâncias e saliências na cartilagem. O cirurgião então corta a pele que sobra e costura a orelha à cabeça. As cicatrizes deste tipo de cirurgia são geralmente imperceptíveis por se localizarem atrás das orelhas.

A Cirurgia

A cirurgia geralmente tem duração de 1 a 2 horas e é realizada sob anestesia peridural com sedação venosa ou geral quando existem outros procedimentos associados. Na maioria das vezes a paciente recebe alta no mesmo dia.

A colocação da prótese pode ser subglandular, quando acoplada atrás do tecido mamário, ou submuscular, quando é inserida sob o musculo peitoral.

As incisões das próteses são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar as possibilidades de que a cicatriz fique visível. As opções incluem: incisão inframamária: abaixo das mamas, incisão transaxilar: através das axilas, e incisão periareolar: através da aréola.

Pós-Cirúrgico

A recuperação tem duração de 7 dias. No pós-operatório recomenda-se o uso de uma faixa compressiva nas orelhas, por um período de 4 semanas, isso para proteger e manter as orelhas na nova posição.